Dentro de Abbey Road

Poucos dias depois de chegarmos a Londres, o estúdio Abbey Road abriu suas portas para alguns dias de eventos comemorativos. A justificativa era a celebração de 80 anos de sua inauguração, mas o subtítulo da coisa toda podia ser um só: “Como arrancar dinheiro fácil de fãs de Beatles”.

Abbey Road

Piano usado pelos Beatles em exposição no estúdio 2 de Abbey Road

Os eventos em si eram uma série de palestras conduzidas por Brian Kehew e Kevin Ryan, autores do livro “Recording the Beatles”, sobre a trajetória de Abbey Road. O local da apresentação seria o estúdio 2 – o mais pop da casa, espaço onde os Beatles gravaram suas músicas.

O preço para entrar no estúdio, pisar no chão onde Paul, John, Ringo e George pisaram juntos um dia e acompanhar cada palestra era 75 libras por pessoa. Foram seis dias de palestras, três grupos de cerca de 100 pessoas a cada dia.

Consegui minha credencial meio de última hora e acompanhei a segunda palestra. A circulação dentro da casa no número 3 da Abbey Road era controlada por seguranças e apenas o estúdio 2 estava aberto para o público. Não era permitido tirar fotos fora dali.

Direto para lá então, passando por corredores de paredes brancas cobertas por fotografias de grandes nomes do rock e do pop (olha lá o Take That).Tudo limpinho. Cara de escritório, clima de escritório.

Ao entrar no estúdio 2, um telão, muitas cadeiras, uma mesa de som. De um lado, uma lojinha vendendo lembranças caras, de camisetas a guarda-chuvas, de outro, equipamentos antigos de gravação. Nenhum espaço livre para a magia ou a pura contemplação do local. Até mesmo os pianos usados pelos Beatles em suas gravações, amontoados em um canto, pareciam assustados com o circo armado ao seu redor.

Abbey Road

Estúdio 2 do complexo Abbey Road: pianos amontoados à esquerda, lojinha de lembrancinhas à direita

A palestra durou cerca de 90 minutos. Na primeira hora inteira, uma longa introdução sobre a inauguração do estúdio, evoluções técnicas e a passagem por ali de muitos artistas esquecidos pelo tempo. Parecia que nunca chegaríamos aos anos 60, que – não era segredo para ninguém – era o que todos ali estavam querendo ouvir. A impaciência reinava, o desinteresse era visível.

Beatles no estúdio 2 em Abbey Road

Beatles no estúdio 2 em Abbey Road

Quando finalmente, no último terço da apresentação, Kehew e Ryan chegaram aos Beatles e suas incursões em Abbey Road, pareciam estar com pressa para acabar. Ou quiseram deixar suas melhores histórias guardadas na tentativa de vender mais livros. Quem esperava fotos ou gravações raras, uma chance a mais de conhecer detalhes do modus operandi do quarteto, ficou a ver navios. Só se tocou pequenos trechos de gravações originais, só se mostrou fotos banais.

Você sabia que o estúdio Abbey Road só passou a ser chamado assim depois que os Beatles deram esse nome a seu disco? Sabia, isso está até no Wikipedia para quem tiver interesse. E nem é preciso pagar 75 libras para descobrir.

O grande complexo Abbey Road pertence à EMI e há algum tempo sofre para gerar lucro. Em 2010, correram boatos de que a gravadora pretendia vender o local por conta de suas crescentes dívidas e uma campanha para salvá-lo chegou a ser iniciada. O estúdio diz ter hoje encontrado uma nova fonte de recursos: a gravação de trilhas-sonoras em seu gigante estúdio 1.

Será que isso não tem sido suficiente? Era mesmo preciso atrair fãs de Beatles prometendo “arquivos raros de foto, áudio e vídeo” e apresentar uma palestra tão tediosa e preguiçosa? Não há nada errado em, tendo uma bela história, querer celebrá-la e até ganhar alguma coisa com ela. Mas um pouco mais de paixão não faria mal a ninguém.

Anúncios

3 thoughts on “Dentro de Abbey Road

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s