Damien Hirst é pop

Começou ontem na Tate Modern uma retrospectiva da carreira de Damien Hirst e a cobertura intensa da mídia nas últimas semanas tem provado que aqui ele é muito pop.

Damien Hirst na capa do "The Times" de ontem

Damien Hirst na capa do "The Times" de ontem

Desde que chegamos, em fevereiro, tornou-se impossível não saber que vinha aí uma grande exposição de Hirst. Do gratuito “Evening Stardard” ao mais sério “The Times”, fala-se sobre a exposição, os preparativos, a trajetória do artista, as polêmicas em torno do seu trabalho.

Já em 11 de março o “Observer” publicava dois pôsteres e uma longa entrevista com Hirst com o título puxando por uma de suas frases: “Eu ainda acredito que a arte é mais poderosa que dinheiro”. E dinheiro é um dos principais tópicos aqui quando se fala sobre ele.

Nesta segunda, antecedendo a abertura da mostra, um dos cinco canais abertos da TV inglesa, o Channel 4, dedicou uma hora de seu horário nobre a Hirst.

Damien Hirst na capa do "Guardian" de ontem

Damien Hirst na capa do "Guardian" de ontem

Ontem a exposição foi capa dos jornais “The Times” e “Guardian”. No primeiro, o destaque era a peça à venda por 36 mil libras na lojinha de lembranças da exposição. No segundo, a chamada mais simples lembrava apenas que a mostra estava começando.

Para facilitar o acesso de londrinos e turistas e aumentar a popularidade de Hirst, a entrada para a retrospectiva é barata: 14 libras. Um ingresso para o cinema no fim de semana custa só um pouco menos do que isso, em torno de 10 libras. Para entrar no cafonérrimo museu de cera Madame Tussaud’s paga-se 30 libras por pessoa.

A mostra foi inaugurada às vésperas da Páscoa, que aqui é um fim de semana prolongado de quatro dias (é feriado na sexta e também na segunda). Quatro dias de muito ócio para os moradores que não saírem da cidade. Muita coisa estará fechada. A Tate não. Difícil acreditar que tenha sido coincidência.

A exposição vai até dia 9 de setembro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s