Vergonha

Em frente ao Imperial War Museum existe um pequeno jardim chamado Tibetan Peace Garden, inaugurado pelo Dalai Lama em 1999.

Tentamos ir ao museu na quinta-feira, estávamos no bairro com um tempinho de sobra e resolvemos dar uma espiada rápida. Por azar, ele tinha sido fechado mais cedo.

Saímos passeando pelo jardim ao redor do museu e descobrimos por acaso esse espaço. Pequenas flores brancas cobriam o gramado, um cachorro sem coleira passeava feliz por ali. Fora ele e sua dona silenciosa, estava tudo tranquilo.

Tibetan Peace Garden

Tibetan Peace Garden em frente ao Imperial War Museum

No centro do jardim, pequenos bancos de pedra formam um círculo ao redor de uma peça redonda de bronze. Fomos até lá e nos sentamos para “sentir a paz”.

Não durou muito. Em alguns minutos, chegou um trio de brasileiros – dois homens e uma mulher. Falando alto. “Vamos fazer umas fotos!”

Foto aqui, foto ali, dedinhos fazendo chifrinho em uma, paz e amor na outra. A nossa paz, no entanto, já tinha ido embora. Até que um dos caras resolveu fazer uma foto diferente. Foi para o meio do espaço, subiu na escultura central do jardim e ficou lá, em pé, fazendo pose.

EM PÉ!

Eu não sabia o que era aquela peça, mas era óbvio que não era apenas um palco para mais uma fotinho pro Facebook.

Descobri agora que se trata de uma mandala Kalachakra. “Apenas olhar para essa mandala confere um pouco de sua bênção e seu poder de transformação”, diz o site Tibet Foundation.

Como adeptos da não-violência que o lugar prega, levantamos e saímos de lá em silêncio.

Essa não foi a primeira vez que um grupo de brasileiros me envergonhou aqui com demonstrações de desrespeito e falta de educação. Mas foi, sem dúvida, a pior.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s