Estádio de Wembley

O novo estádio de Wembley, que vai abrigar nove partidas das Olimpíadas de Londres 2012, foi reinaugurado em 2007 e é uma prova de que estrutura e organização não são inimigas do bom futebol, ao contrário do que pensa a maioria dos cartolas brasileiros. Palco de todas as grandes decisões do futebol inglês e de partidas da seleção inglesa, também serviu como arena para finais importantes, como a Liga dos Campeões de 2010/2011, vencida pelo Barcelona. A entrada para conhecê-lo custa 16 libras. Mas estudantes (como eu) pagam nove libras, o melhor desconto proporcionado pela carteirinha em Londres em mais de três meses (em museus e cinemas o desconto é cerca de 15%, geralmente duas ou três libras apenas).

Para chegar até o segundo maior estádio europeu em capacidade (90 mil lugares, perde apenas para o Camp Nou, do Barcelona, que abriga 98 mil pessoas) é fácil. Basta pegar o metrô na Jubilee Line e descer na estação Wembley Park, já na zona 4 de Londres (a viagem encarece alguns centavos quando você sai da zona 2). Logo na saída você vê aquela enorme estrutura, com seu arco de sustentação indefectível. Existe um estádio em Praga, na República Checa, maior que os dois, mas não é mais usado para eventos esportivos.

Todas as cadeiras de Wembley são levemente "acolchoadas"

Todas as cadeiras de Wembley são levemente “acolchoadas”

As visitas são guiadas e duram 75 minutos. O guia, muito bem treinado, é educado, gentil e faz de tudo para que os visitantes se sintam à vontade. Oferece-se para tirar fotos, inclusive. Assim não falta nenhum ingrediente para o passeio ser bem “turístico”.  Após saber de onde são os visitantes, ele começa a tour pela arquibancada central, explicando detalhes sobre a infraestrutura do estádio. Além dos nove restaurantes preparados para receber o público, vale a pena citar outro detalhe importante: eles orgulham-se de ter um banheiro para cada 34 espectadores, o que dá 2.618 banheiros (recorde mundial em estádios de futebol). Para que tudo isso? Para ninguém perder o começo do segundo tempo por causa de longas filas.

Visão da lateral do gramado de Wembley

Visão da lateral do gramado de Wembley

O estádio parece bem confortável, com cadeiras levemente acolchoadas e visão privilegiada na maioria dos pontos. Atrás de um dos gols parte da arquibancada é retrátil, para que palcos sejam montados. Wembley abriga (desde sua primeira fase, que acabou em 2001) grandes shows. Passaram por lá Michael Jackson, Madonna, U2 e Foo Fighters (que lançou o registro do show de 2008 em DVD, inclusive), entre outros. Além disso há telões com tamanhos invejáveis, que podem ser vistos de qualquer ponto do estádio, com imagens de televisão ao vivo.

Telão de Wembley exibe TV ao vivo

Telão de Wembley exibe TV ao vivo

Arquibancadas, sala de imprensa, vestiários, sala de aquecimento, tribuna de honra e, finalmente, o gramado. O visitante entra pela mesma porta dos jogadores, saindo do vestiário, chega bem perto, mas, obviamente, não pode avançar as quatro linhas. No final da visita, o momento mais “turistoide”: o visitante é convidado a abraçar/beijar uma réplica da FA Cup (Copa da Inglaterra) enquanto uma fotógrafa registra o mico. Se gostar do resultado, você compra a foto no final da visita. Mas ninguém é constrangido. Basta recusar posar para a moça e seguir em frente para ver a galeria com todos os campeões da Liga Europa, parte final da visita. E, claro, uma grande loja espera quem quer gastar com souvenirs e uniformes oficiais da Inglaterra. Tem de tudo, mas os preços não são convidativos.

Estádio de Wembley
Metrô: Wembley Park (Jubilee Line)
Entrada: 16 libras (9 libras/estudante)
Mais informações: http://wembleystadium.com/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s