Comida rápida e barata em Londres

A imprensa inglesa vem debatendo constantemente o problema da obesidade, que já é encarada no país como uma questão séria. Jamie Oliver faz de sua luta contra ela a sua bandeira, redes como McDonalds são tratadas como grandes inimigos da saúde, mas ninguém parece prestar muita atenção ao fato de que os londrinos almoçam sanduíches durante toda a semana.

Não trabalhamos em Londres durante nossa viagem, então não sei explicar as razões desse costume. É porque a comida é muito cara? É falta de tempo? A comida é ruim mesmo, então pra que se dar ao trabalho? Mas percebe-se na cidade que, em horário de almoço, os restaurantes que estão cheios são os que atraem os turistas. Enquanto isso, os ingleses que estão em pleno expediente vão se acotovelar nas geladeiras dos mercados e das redes de comida pronta.

A rede Pret a Manger é a mais popular. Oferece várias opções de sanduíches em pão de forma ou baguete, sopas, algumas saladas e frutas frescas a preços exorbitantes.

A comida fica à disposição do cliente, em geladeiras abertas. Os londrinos passam por elas correndo, pegam o almoço quase sem olhar (segundo pesquisa, um terço deles pega todo dia o mesmo lanche), pagam no caixa e somem na multidão. Para comer no local, geralmente pequeno e com poucas mesas, o lanche custa mais caro. A etiqueta na geladeira mostra os dois preços, não se deixe enganar.

Os lanches do Pret custam em torno de três libras e trazem, nas etiquetas, a quantidade de calorias. Eles parecem gostosos no começo e, pela praticidade e pelo preço honesto, você pode transformar em rotina o ato de comer ali. A promessa da rede é  oferecer somente produtos frescos e você se engana com aquele pouco de salada fingindo que está sendo saudável. Com o tempo, no entanto, você vai percebendo que tudo ali tem muita gordura, muita maionese, e a grande maioria deles têm, no fundo, o mesmo gosto.

Não vou mentir, mesmo depois de perceber tudo isso continuei comendo muito por lá. A baguete de queijo brie e tomate se tornou a favorita, por ser uma das poucas que não se afogava em maionese nem mostarda. As sopas, que deveriam ter durado apenas o inverno, continuaram a ser oferecidas pelo verão afora por causa das baixas temperaturas, e algumas delas eram bem saborosas.

Quase sempre perto de um Pret há um Eat. Trata-se de outra rede muito, muito parecida, mas um pouquinho mais cara. As opções de sanduíches são basicamente as mesmas com muita maionese, presunto, queijo cheddar, alface, atum, salmão, queijo brie com tomate. Mas aqui as coisas são um pouco mais caras, provavelmente só para pagar a decoração e iluminação mais caprichadas. A diferença no preço nunca me convenceu, então fui pouco.

Há sanduíches ainda mais baratos nos mercados. Tesco, Sainsbury’s e Marks & Spencer sempre têm, logo na entrada, as suas geladeiras de lanches “take away”.

Os cafés Nero, Starbucks e Costa também aproveitam o filão dos sanduíches do almoço. Vendem lanches em pão de forma, mas suas melhores opções são os paninis no ciabatta. No Nero, nossos favoritos eram o de mussarela, tomate e manjericão e o de almôndegas. No Costa, o de frango com pesto era o melhorzinho, mas em todos eles sobrava pão seco e faltava recheio. Mas a pior opção para almoço é, sem dúvida, os lanches do Starbucks. Não perca seu tempo ou seu dinheiro.

Esses três últimos, contudo, têm a desculpa de serem cafés. Em sua especialidade, o Nero foi, desde o início, o que mais nos agradou. Seus doces são deliciosos, especialmente os muffins (o de framboesa com chocolate branco e o de blueberry me arrancam suspiros saudosos de vez em quando). O cheesecake de chocolate amargo e chocolate branco também é uma lembrança boa e o shortbread de caramelo me salvou de uma larica imensa numa tarde fria.

Não sei explicar, mas lá o café feito no Starbucks é melhor do que o servido aqui no Brasil. E das guloseimas oferecidas na vitrine, o bolo de cenoura de lá foi o melhor que comi em toda a viagem.

Já o Costa, que diz ter o melhor café do país, decepciona em tudo, bebidas e comidinhas.

Infelizmente não tiramos foto de nenhum desses lugares, mas uma pesquisa rápida no Google mostra como eles são.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s